Crescimento do turismo: o papel da hospitalidade brasileira

Crescimento do turismo: o papel da hospitalidade brasileira

Viajar é um dos prazeres da vida! É impossível não se encantar com as novidades de um destino, com as descobertas culturais e, claro, com toda diversão que os passeios proporcionam. O setor é tão importante que tem até mesmo uma data comemorativa instituída pela Organização Mundial do Turismo (OMT), hoje, 27 de setembro, é Dia Mundial do Turismo.

Além das trocas culturais, das viagens a negócios e dos aprendizados, o setor turístico movimenta a economia de forma única. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas cresceram 7,5% de janeiro a novembro de 2023. 

O Ministério do Turismo, a Embratur e a Polícia Federal divulgaram que, em 2024, o Brasil encerrou o primeiro semestre com 3,6 milhões turistas internacionais, número 9,7% maior do que em 2023.  A expectativa é de que o ano termine com uma marca superior a 6,6 milhões, quebrando o recorde de 2018.

O brasileiro é o povo conhecido pela hospitalidade e essa característica é a chave para que o setor cresça cada vez mais e, como consequência, crie um movimento que impulsione as agências de turismo e locação de automóveis, setores aéreo e rodoviário, hospedagem e restaurantes. 

Os trabalhadores da área são representados pela Contratuh, que inclui os setores de turismo e hospitalidade. Essa habilidade também é essencial para nossa categoria de  instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas, por isso estamos juntos na busca da valorização do trabalho e da qualidade de vida para nossos representados.