Independência é ter os direitos respeitados

Independência é ter os direitos respeitados

Independência: estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a alguém ou algo. Esta é a definição da palavra no dicionário. Hoje, 7 de setembro, esta palavra tem a celebração de seu maior símbolo prático: a Independência do Brasil.

A independência também é um dos pilares de nosso trabalho, no caso, a independência de cada representado. É garantir que cada um dos trabalhadores tenha seus direitos respeitados e que possa contar com o sindicato para defendê-los. É ter a certeza de que estes direitos sejam os pilares para uma sociedade e um mercado justos, que assegurem a dignidade do trabalhador.

O caminho pela garantia direitos e, consequentemente, pela independência dos trabalhadores, tem um marco importante, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), instituída em 1943, que estabeleceu os frutos da luta sindical, como jornada de trabalho de oito horas, descanso semanal remunerado, férias e 13º salário.

Neste dia, é essencial que você saiba que a sua independência de hoje foi construída por meio de muita luta ao longo dos anos. Vislumbramos um futuro promissor e batalhamos a cada dia para que se torne uma realidade pautada na equidade e justiça.